domingo, 6 de maio de 2012

MENINOS SOBEM EM ÁRVORES


Meu filho é um HOMEM.
O menino que um dia, seus cabelos me lembraram um trigal.
Um menino que cresceu com responsabilidades de homem e desde cedo aprendeu que teria que PROVAR. Provar da vida, dos amores, dos prazeres; provar que ERA, que PODIA. 
Assisti de longe, como se ele fosse ainda um menino de três anos aprendendo a subir na árvore. O coração apertado mas a certeza que devia deixá-lo tentar e, na tentativa, quem sabe cair, mas se caísse, a certeza da lição aprendida. apesar da dor. Aprender a subir em árvores. De longe, meu olhar de mãe acompanhou a escalada do menino anjo, o menino homem, destemido, que podia tudo. Acompanhava com as mãos dispostas a aparar a queda, enxugar-lhe os olhos, limpar o joelho e dizer-lhe que na próxima ele vai conseguir.Ou tentar, por meu medo, fazê-lo desistir para depois afinal entender que MENINOS SOBEM EM ÁRVORES.

Meu menino cresceu e, as dores, perdas,  lutos que a vida lhe trouxe, o deixou cético, desconfiado, descrente e enfadado. O mesmo enfado que me toma nos dias em que sinto que não estou vivendo de verdade, porque para mim, viver é antes de tudo SENTIR e sentir com profundidade, com todos os gozos e dores que este sentir nos proporciona.
Meu menino está no limiar do amargor da maturidade e a esperança de algo NOVO aconteça para que seu coração volte a pulsar com rapidez, seu espírito possa exultar. 
A história se repete. Fiquei mais velha que minha mãe, antes dela mesma envelhecer e, agora, meu filho amadurece, quatro anos antes de mim.O cansaço do mundo,das pessoas, das futilidades vãs, dos amores vãos, do amigos itinerantes.

Mas DE REPENTE, não mais que de repente. ALGO acontece.O AMOR vem novamente e ele novamente vai ver brilho no olhar de olhos nos olhos.


E isso é o que motiva. FAZER. fazer acontecer, deixar acontecer, sem perder o controle da emoções. Trabalhar em um novo projeto, fazer um novo curso, tentar uma nova arte, sem jamais desistir de ser quem se É.Sem abrir mão dos valores e do que se pensa certo apenas para agradar ou para ser aceito. ISSO É QUE VALE:  SER QUEM SE É.E por isso, talvez, pagar um preço alto. Mas, por experiência própria digo, qualquer preço, por mais alto que seja, será um preço JUSTO, para ser quem se É. sem que se  abra mão de si  mesmo, da  essência luminosa.
Meu menino cresceu. E continuo assistindo-o como a um filme cult daqueles que reviram nosso cérebro e nossa alma e noz fazem repensar valores.
Minhas mãos? Ah, estas estarão sempre pronta para a aparar a queda, limpar os arranhões e ajudar a subir novamente até que se aprenda a Subir em Árvores.
Meu menino cresceu e aprendeu que cada árvore precisa de uma técnica diferente.
E aprendeu quem nem a todas as árvores, vale a pena subir.
Sorveu a taça que a vida oferece à juventude. Provou e, no momento certo, ACORDOU. A Vida não é uma taça a ser bebida em goladas, é sim, uma medida  a ser PREENCHIDA, com amigos sinceros, sentimentos leais, constância mesmo sabendo que tudo é imponderável.

E o melhor de ver meu filho crescer, tirando o aperto no peito todas as vezes,que saía por aí em festas e noitadas, é saber que meu filho me herdou de herança. O ser quem eu SOU é o meu legado a você. ESCREVA. Escreva e escreva e você hoje encontrou mais um caminho da arte. Escrever é um dom.

Você é a razão de eu ainda estar por aqui. Você me salvou dos dragões. me libertou da torre, me conduziu pelo mais extenso e profundo deserto.

Eu te amo rapaz, e embora você saiba o tanto que eu te amo, talvez não tenha a exata medida do quanto eu o amo. Por tudo que você representou, por tudo o que você me ensinou e tem me ensinado, por ser o filho exatamente como pedi a Deus.Um homem que É. E que sabe se por, sem se impor a qualquer custo. Um homem que pensa e, acima de tudo um homem que SENTE.
Parabéns meu filho, mas não fique muito sozinho, não fique desgostoso da vida e das pessoas. Pois o mais interessante na vida, são as pessoas, as relações que travamos com as pessoa. Elas nos ensinam muito: como ser e como não-ser. 
Use sua sensibilidade, para CRIAR, para um trabalho em prol da vida que te recebeu, que te conserva, que te alimenta e que te mantém VIVO. 
Escreva coisas legais, assim como esta e ajude outras pessoas com suas palavras, suas vivências e experiências. Vou 'viajar" um pouco e dizer-lhe. Faça PSICOLOGIA.
Parabéns e obrigada por esse presente antecipado pelo dia das Mães, embora tua mensagem tenha me deixado um tanto apreensiva. Mas EU SEI, que TUDO VAI DAR CERTO porque você TEM SORTE PRA DEDÉU.
Deus te abeçõe, my son, my sun.My all.Reason of my life.

sábado, 5 de maio de 2012

TUDO MUDA NESSE MUNDO QUE EU MUDE E NÃO EXTRANHE


Tudo muda

Muda o superficial
Muda também o profundo
Muda o modo de pensar
Muda tudo neste mundo

Muda o clima com os anos
Muda o pastor e seu rebanho
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho

Muda o mais fino brilhante
De mão em mão seu brilho
Muda o ninho o passaro
Muda a sensação de um amante

Muda o rumo do andarilho
Ainda que isto lhe cause dano
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho

Muda tudo muda
Muda tudo muda
Muda tudo muda
Muda tudo muda

Muda o sol em sua corrida
Quando a noite o substitui
Muda a planta e se veste
De verde na primavera

Muda a pelagem a fera
Muda o cabelo o ancião
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho

Mas não muda meu amor
Por mais longe que eu me encontre
Nem a recordação nem a dor
De meu povo e de minha gente

O que mudou ontem
Terá que mudar amanhã
Assim como eu mudo
Nesta terra tão longinqua

Muda tudo muda
Muda tudo muda
Muda tudo muda
Muda tudo muda

Mas não muda meu amor.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GRACIAS A LA VIDA QUE ME HA DADO TANTO


Graças à Vida
Graças à vida que me deu tanto
Me deu dois olhos que quando os abro
Distinguo perfeitamente o preto do branco
E no alto céu seu fundo estrelado
E nas multidões o homem que eu amo

Graças à vida que me deu tanto
Me deu o ouvido que em todo seu comprimento
Grava noite e dia grilos e canários
Martírios, turbinas, latidos, aguaceiros
E a voz tão terna de meu bem amado

Graças à vida que me deu tanto
Me deu o som e o abecedário
Com ele, as palavras que penso e declaro
Mãe, amigo, irmão
E luz iluminando a rota da alma do que estou amando

Graças à vida que me deu tanto
Me deu a marcha de meus pés cansados
Com eles andei cidades e charcos
Praias e desertos, montanhas e planícies
E a casa sua, sua rua e seu pátio

Graças à vida que me deu tanto
Me deu o coração que agita seu marco
Quando olho o fruto do cérebro humano
Quando olho o bom tão longe do mal
Quando olho o fundo de seus olhos claros

Graças à vida que me deu tanto
Me deu o riso e me deu o pranto
Assim eu distinguo fortuna de quebranto
Os dois materiais que formam meu canto
E o canto de vocês que é o mesmo canto
E o canto de todos que é meu próprio canto