domingo, 9 de maio de 2010

ESTAMPAS EUCALOL


Certa vez, lá pelos idos de 1970 mais ou menos, meu irmão, que tinha por hábito colecionar tudo, ganhou de meu pai, umas figuras antigas: umas figurinhas de álbum que ele, meu pai, já homem, feito, pai de filhos crescidos, guardava como tesouro.
Eram figuras lindas, bem desenhadas, com caras de índio, fardas das Forças Armadas, Santos Dumont e toda espécie de coisa que lembrasse o Brasil. Vivíamos uma época de patriotismo imposto pelo militarismo, era lá,por minhas lembranças o Pte Médici, mas pela história pode ter sido o Gaisel, Minhas lembranças de infância são mais certas que as aulas de História. Era o Médici, com certeza. Pois bem, meu pai dizia que todos deveriam colecionar as figurinhas porque ajudaria na escola, mas já não tinha mais figuras e o sabonete Eucalol não era lá muito querido. Tais figuras nos levavam em viagens pela imaginação. Sonhos,reis , rainhas,índios, bandeiras,aviões. E meu pai assobiando o hino da marinha, do soldado, da Proclamação da República e a Canção do Expedicionário que tínhamos, por obrigação saber, senão meu pai ficava profundamente aborrecido.Brincávamos no fundo do quintal entre bananeiras ,mangueiras, patos, abacateiro, pé de graviola ,cajá-manga e um cachorro atrás de nós. Meu irmão, com seu forte apache montado declarava guerra aos do outro lado do buraco ( uma espécie de fosso para onde escoava a água do banho e da pia da cozinha). Essas batalhas quase sempre acabavam em bolas de barro, arengação e choro de criança. Vez ou outra meu pai ou minha mãe tinha de vir pacificar o conflito ou com chineladas ou com um "passe já pra dentro seu moleque sem vergonha"
Tais estampas, segundo meu pai, eram uma febre em sua mocidade e colecioná-las era como colecionar selos.
Poucas estampas sobraram e duvido que meu irmão que já rodou pelo Brasil e pela Europa, não deve ter mais nenhuma. Mas,certamente,essas estampas foi o que levou meu irmão às suas viagens pelomundo e ao seu gosto pela arte do desenho.Meu irmão é um artista, como era meu pai e as Estampas Eucalol, proibidas para meninas como eu e minhas duas irmãs( meninas não colecionam coisas)traz de volta a infância na voz de Xangai.Era exatamente assim que nos sentíamos.Era assim a infância,cheia de sonhos,montros,heróis e patriotismo.
ESTAMPAS EUCALOL
(Xangai)

Montado no meu cavalo
Libertava Prometeu
Toureava o Minotauro
Era amigo de Teseu
Viajava o mundo inteiro
Nas estampas eucalol
A sombra de um abacateiro
Ícaro fugia do sol.

Subia o monte Olimpo
Ribanceira lá do quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano abissal
São Jorge ia prá lua
Lutar contra o dragão

São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão
E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era minha professora
Que roubei do Rei Lear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário